quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Que bom!

pois é, lembram-se de ter dito que algo me tinha picado? pois aquilo piorou muito e chegou ao ponto de nem poder por o pé no chão e ter que ir para o hospital! resultado: fiquei estes dias todos metido no quarto deitado com o pé para cima!
ainda n curou porque o pé está todo vermelho e só consigo pôr o calcanhar no chão sem me doer!
...

com cada trovoada aqui!!

aprendi que é costume moçambicano que, quando passa um funeral, a pessoa deve parar e virar as costas em sinal de respeito! mas aqui na cidade as pessoas já não fazem isso, provavelmente porque são demasiados, hoje passei por 2 na mesma estrada!

aqui a passagem de ano festeja-se com as colunas a bombar (pa dentro do meu quarto claro), quando há cortes de energia fico confuso! fico rejubilante porque a musica parou? ou desesperado porque a ventoinha também parou? (normalmente fico desesperado!)

hoje os miúdos do orfanato foram a praia para comemorar, com o muito pouco que eles têm divertiram-se muito! :)

2009 is coming

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal Diferente

foi um natal para mim bem passado! (e sem sal se faz favor)

Fui ao culto de natal da igreja [1]
com muito cuidado na estrada [2]
tomei um bom banho quando voltei [3]
dormi muito mal e não consigo andar bem [4]
no fim vi coisas bonitas e dei dos maiores saltos da minha vida [5]

[1] o culto de natal aqui faz-se das 20:30 de 24 até às 05:00 de 25!! Estava com muita curiosidade de saber como ía ser um evento tão grande! vi um teatro de natal, 4 pregações e músicas sem fim! eles dançavam com um sorriso nos lábios, com uma força! com uma alegria!! resumindo eles celebraram! às 2:00 fizeram uma pausa de 1 hora e meia para todos dormirem (espalhados pelo chão da igreja!)
[2] eu voltei para casa às 4:00 porque tenho uma família aqui em Moçambique também! mas toda a gente da igreja me dizia que tinha que ter muito cuidado com os bandidos, "eles aproveitam sempre o natal para estar na estrada a roubar", no caminho de volta infelizmente vi como outros moçambicanos festejam o natal, juntam-se na rua a noite toda a beber, completamente bêbados! Rebentam com o dinheiro deles no álcool! e as mulheres e filhos em casa com fome!
[3] depois de manhã às 08:00 fomos à praia e fui tomar um bom banho! Sabe bem ir à praia no dia de Natal! :D
[4] eish! dormi 3 vezes e todas elas suei bastante! dormi no chão da igreja! e durante a noite algo me picou no tornozelo, porque inchou está a doer e não me deixa andar bem!
[5] à noite houve uma coisa que chamam trovoada mas que não é como as trovoadas de Pt, os relâmpagos são em média 2 por segundo, têm som grave, tão grave que as janelas vibram, e não se vê os raios, só as nuvens iluminadas (muito bonito), a meio caiu um raio demasiadamente proximo de nossa casa, com um grande estrondo e rebentou com o quadro da luz, ficou a cheirar a queimado.

abraços para todos
:D

(Cunha, ainda estás com diarreia? espero que passe rápido!)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Natal?

A paisagem mudou antes via-se as machambas, agora só vemos os trilhos porque está tudo inundado!

as mangas estão a acabar! E os ciclones, tempestades e cortes de energia aproximam-se!

aqui não se faz feriados! trabalha-se em casa no dia de natal! este povo trabalha! os músculos que eles têm não vêm nem do ginásio nem dos comprimidos! ahaha

aqui os comerciantes acham engraçado subir os preços nesta altura (arroz, milho, farinha, feijão, etc.), algumas famílias não têm dinheiro para comer nesta altura...

e as que têm...

a Beira está a caminhar a passos muito largos para o consumismo como nós o conhecemos em Portugal..

Feliz Páscoa para todos!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

chuva!!!

finalmente começa a cair chuva aqui na Beira. Muito aguardada! as pessoas ficaram logo com uma melhor disposição e também.. bem.. ficou tudo molhado, mas com a chuva.. camiões capotados no meio da estrada, poças gigantestas de água, milhões de insectos (vocês nem imaginam)..

Aqui não chove como em Portugal, aqui quando chove é torrencialmente

o Natal aproxima-se! Aqui oficialmente o feriado chama-se Dia da Família! riiight..

vou lá para fora brincar com a chuva!

Boa Páscoa para todos!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Exemplo Moçambicano?

ouvi aqui em Moçambique algo que me apanhou de surpresa, deixou-me a pensar, e de certa forma triste..
Disseram-me: "ah, os portugueses, eles não têm visão missionária!"
Alguém me disse isto quando constatou que apesar da língua muitos poucos missionários portugueses estão em Moçambique..

Bem claro que há muitas coisas que a pessoa que disse isto não conhece...

e sim, não é preciso sair-se do país para se ser missionário! verdade, mas em Portugal, somos missionários?

Aqui em Moçambique já conheci várias pessoas que nunca saíram do seu país, alguns nem saíram do seu distrito, mas são missionários genuínos! Sem dinheiro, sem um conhecimento bíblico como nós, e até às vezes só com o Novo Testamento! jovens.. 19 anos, 23 anos etc.

e tenho pensado..
O que os motiva?
O que nos prende?

Não estou a falar de usar os métodos deles e dos nossos, estou a falar da paixão que eles têm! e que.. eu não tenho... há por aí tugas com esta garra? sim com toda a certeza! mostrem-se!! e ensinem-nos por favor!!

...

vim da Gorongosa! Já percebo melhor o que quer dizer Deus Criador! tanta diversidade! infelizmente não vi elefantes nem leões mas vi muitos outros animais espectaculares! (Estive a uns 50 metros de três crocodilos selvagens)

Bem por aqui aproxima-se o Natal! um Natal longe do consumismo!! mas também longe da família e Pt!

Feliz Páscoa!

domingo, 7 de dezembro de 2008

Zimbabué

Têm lido as notícias? Sabem o que se está a passar no Zimbabué? Pois é, o meu visto obrigou-me a visitar o Zimbabué. Fui a Forbes (na fronteira). O povo Zimbabueano sofre!! neste ano, nestes dias, neste momento! Para eles é mais barato ir a Moçambique comprar um simples saco de arroz (contando com a taxa de fronteira e o transporte), a economia está um caos! Sabem quanto são 3 euros em moeda zimbabueana? 10 milhões de dólares! a nota que vêm na foto é minha! sou rico! ahaha

Fui bloqueado na fronteira pelos funcionários zimbabueanos (2 senhoras que gostam de gritar) que disseram que a minha passagem para o zimbabué era ilegal.. como duas soluções tinha levantar 1000 euros para provar que tinha bilhete de regresso a Pt ou um pouco do meu dinheiro extra para deixarem-me passar.. claro que depois percebi que é algo que eles costumam fazer, apanhar estrangeiros sozinhos e complicar-lhes a vida para ficar com o dinheiro deles.. que tristeza..
bem fiz um amigo lá dentro.. quando lhe perguntei porque o Zimbabué estava assim ele respondeu: "You know my friend, things change..." ... as pessoas têm medo de falar contra o Mugabe!

já para não falar da cólera que tem matado centenas de pessoas nesse país... uma doença que se trava facilmente! no caminho para casa em Moçambique fomos obrigados todos a lavar as mãos pela cruz vermelha.. para evitar a propagação da cólera..

de resto! amanhã vou para o parque nacional da Gorongosa! a família onde estou vai e eu vou com eles! espero conseguir ver elefantes, leões, cobras, javalis, zebras!! ah era bom! mas o parque é gigante e é preciso "sorte" para os conseguir ver!

o tempo continua quente e húmido, uma combinação insuportável nalgumas horas do dia, ainda por cima não tem chovido! a terra precisa de chuva e ela está a atrasar muito este ano! (será que é consequência do aquecimento global?)

Estou feliz porque vou ao mission-net esta páscoa! o que significa que, além de ver muitos de vocês, vou estar com a Sara! É impossível não sorrir imensamente quando me lembro disto!

ps: a praia ontem estava mesmo boa! a água quentinha e tudo!