sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cultura Moçambicana

Quando se casam, a mulher vai viver pa casa do noivo e dos pais do noivo para mostrar que sabe cuidar do filho! Assim os pais da moça não têm tanta facilidade em visitar a filha.
Mas com os tempos modernos isso já está a mudar.. as raparigas ficam impacientes e já querem sair de casa dos sogros mais cedo!

Quando chega um hóspede a casa, mesmo que seja mais novo, levantamo-nos e damos o lugar.. a explicação? nós sabemos onde estão mais cadeiras e eles não!

Corrupção aqui é mais aceitável que no Ocidente. Muitos infelizmente recebem apoio alimentar gratuito para depois o vender!

Há cerca de um ano atrás fui a Marrocos durante 15 dias com a Missão Horizontes Portugal.
Foi uma viagem de duração pequena mas de importância grande!
Foi a partir daí que comecei a pensar em vir para Moçambique
Foi aí que preparei-me para um país em desenvolvimento
Foi aí que aprendi a andar de mota (que agora uso tanto)

:) um muito Obrigado a toda a equipa!

o tempo vai voar agora!! já só tenho 3 semanas com eles.. :( mas eu depois volto! :)

ps: cinco a zero...

4 comentários:

Anónimo disse...

Dizem que o novo patrocinador do sporting é a 5àSec...
É mesmo piada seca!!!!

Vai voar, vai voar, vai voar....

espero que voe para Lisboa! Quantas horas de vôo? Uhmmmm!!! está quase aí!!!

Hoje está um frio!!! Voltaram os ventos polares... até neva na Madeira! Por isso essa coisa dos escaldões e etc. faz-nos um bocadinho de inveja.... sentimento nada cristão...

também não é muito cristão essa dos pais do noivo precisarem de ver se a rapariga sabe tratar do filhinho... então e os da noiva, também não precisam de ter a certeza que a filha é bem tratada???? Ai! Ai! Ai! Estas ideias deturpadas....

Querido filho, hóspedes é coisa que não nos tem faltado de há largos meses a esta parte. Eles são braisleiros em trânsito para S. Tomé, são-tomenses para o Brasil, angolanos para cá e para lá, australianos e irlandeses... Agora até vem 1tuga de Moçambique!!! Isto para não falar nos netos... que já são dois e tão fofos!

Querido filho, a campanha para os cobertores e Bíblias já começou. Agora é contribuir e passar a palavra para que outros também possam ser abençoados, contribuindo.

Muuuuuiiiitos beijinhos!!! A voar... a esperar...
Mamã

Celinha disse...

Olá sobrinhão...
Tás fixe?
Faz tempo que eu cá não venho ..:D:D
Bem, a cultura Moçambicana, é engraçada (tirando a corrupção, que é triste em qualquer sitio)
Mas agora, vais levar os cantinhos da boca em direção das orelhas (Atenção que eu falei ORELHAS E NÃO OEIRAS):d:D Sei que estás bastante saudoso da cultura e costumes portugueses e estás realmente a sentir falta do bacalhau e não só em pasteis (não são bolinhos). Da bela sardinha assada,(eka :S) do robalinho, do cherne grelhado... da alheira(:S), da posta mirandese, do leitão da bairrada. Também estás a sentir falta do friozinho da Peninha, da chuva, da Serra de Sintra, dos chouriços e presuntos, do arroz doce da avó e dos pastéis de Belém, da comidinha da mamã, do famosíssimo cerelac :D das brincadeiras com os miudos da G21 e de busca-los para o Culto Dominical. Sentes saudades de ouvires falar da história de Portugal, aquela do Rei que dizem que bateu na mãe :D:D e fundou Portugal, dos amores de Pedro e Inês, dos milagres de Isabel, da rainha que veio de Lancaster e mudou Portugal, do Rei menino que se perdeu no nevoeiro, do "curta-metragem" REI BEBÉ (que infelizmente nunca teve nenhuma indicação para o Oscar mas que para nós espectadores foi mais do que premiado!! ;D:D Do Marquês de Pombal e suas vinganças, dos Távoras injustiçados, de todos os escritores portugueses tais como: Herculano, Eça, Camilo, Namora... dos poetas: Camões, Bocage, Florbela, Eugénio de Andrade, Pessoa, Sophia...etc etc
Pois é :D:D deixa a tua imaginação flutuar! rssssssss por uns diazinhos pois brevemente sei que matarás um bocadinho desta saudade!
Beijãozão e que Deus te abençoe e te guarde!
Titia

Celinha disse...

Ah... e lembra-te sempre querido:

Se um dia não tiveres forças pra orar, SUSSURRA.
Quando não tiveres forças para CLAMAR, usa teu gemido, o Espirito Santo INTERPRETA.
Quando achares que não suportarás as lutas, INSISTE.Quando o MEDO tentar te fazer afogar, CRÊ.
Quando não conseguires parar de chorar, EXTRAVASA. É bom chorar na presença de DEUS.
Quando pensares que não vais aguentar, relembra as PROMESSAS de DEUS para tua vida.
Quando não puderes VOAR, SALTA.
Quando não puderes SALTAR, CORRE.
Quando não puderes CORRER, ANDA.
Quando não puderes ANDAR, ARRASTA-TE.
Mas não DESISTAS nunca de chegar ao LUGAR onde estás destinado a ir,
E Esse Lugar é a TERRA DAS PROMESSAS.
Se há GIGANTES para te assustar, não Temas pois DEUS põe o GIGANTE por terra e te fará TRIUNFAR.
FORTALECE-TE em DEUS e nas Suas PROMESSAS.
Mil beijinhos

Sue Miriam disse...

é pah que experiencia impecavel. curtia fazer parte duma coisa assim também.. força miguita vai em frente e poe a tua marca no mundo